OGUM

Por Nádia de Iansã


 

Ogum é temido guerreiro que sempre lutou sem parar contra todos que o desafiassem ou procurassem por sua fúria. É também irmão amoroso, filho de Iemanjá, irmão mais velho de Exú e Oxóssi, pelo qual sempre teve grande estima, ele que fez suas armas com suas próprias mãos.

Ogum passou para todos os seres humanos o conhecimento sobre batalhas e o trabalho com o metal, trazendo a evolução para toda a humanidade.



CURIOSIDADE: OGUM E SUA QUIZILA DE QUIABO

Ogum não suporta quiabo porque foi devido a esse legume que ele perdeu uma batalha para o Orixá que ele mais detesta: Xangô. Ela foi pego em uma armadilha, uma pasta feita com quiabo, preparada por Xangô, na qual ele pisou e escorregou durante a batalha, o que o levou a derrota.


SINCRETISMO DE OGUM

Um dos sincretismos mais fortes, Ogum é conhecido como o São Jorge (não mais considerado Santo pela Igreja Católica, mas os devotos são inúmeros, principalmente aqui no Brasil). Ambos são tradicionalmente guerreiros, que lutam de espada na mão contra a opressão.

O dia de comemoração a Ogum é em 23 de abril, data em que São Jorge foi degolado ao defender os cristãos em Roma. O dia específico para esse Orixá é a terça-feira.


CORES DE OGUM

Suas cores características são os azuis escuros e o verde, no nordeste e vermelho, na região sul e sudeste.


CARACTERÍSTICAS DAS FILHAS E FILHOS DE OGUM

De físico magro, mas definido, os filhos e filhas de Ogum são aquelas pessoas que não dispensam uma “farra” e pagam para entrar em uma briga, nem precisa iniciar por causa deles, se enxergarem uma confusão nem sabem porquê, mas estarão lá no meio. De temperamento forte e impaciente, eles não perdem tempo procurando explicações, já partem para o ataque.

No relacionamento são pessoas muito complicadas de se apegarem a alguém, costumam trocar sempre de parceiros. Eles não acreditam em probabilidades, batalham até mesmo se souberem que é impossível alcançar o sonho, e geralmente eles conseguem o milagre de realizá-lo. Os filhos de Ogum são pessoas de desejos simples, preferem dormir sobre o piso ou em uma rede do que em uma cama confortável, e vivem com o pé no chão.

A principal característica dos filhos e filhas de Ogum é o esforço para conseguir alcançar o desejado, são pessoas batalhadoras e com um espírito incansável. Precisam tomar muito cuidado para não se tornarem desagradáveis, pois possuem o dom de serem líderes e de atingir a vitória, então é bom não deixar a prepotência e a falta de humildade subir a cabeça.

Não conseguem acumular riquezas, tudo que ganham logo gastam com algo que os satisfaça momentaneamente. São pessoas muito comunicativas e alegres, daqueles que dividem sua felicidade, risadas e histórias com todos.

Estudos sobre a Umbanda mostram que os filhos de Ogum herdam de seu Orixá um temperamento agitado, impaciente e afoito. Os filhos de Ogum adoram desafios e os enfrentam sem nem mesmo saber se é uma tarefa impossível ou não, nem quando poderá concluí-lo. Uma marca muito forte de sua personalidade é tornar-se violento repentinamente por ter um gênio muito forte, mas ao mesmo tempo são pessoas de virtudes únicas como serem muito leais e corretos e todas as suas ações. São pessoas que se adaptam bem em qualquer lugar, adoram viagens e não possuem um lugar fixo no mundo. São muito francos, dizem tudo sem rodeios e esse excesso de sinceridade pode, por vezes, magoar. Não admite a fraqueza, falsidade e a falta de garra.


CARACTERÍSTICAS DE ACORDO COM O GÊNERO:

Os homens filhos de Ogum costumam ser confiantes, entusiasmados, generosos e solidários. São pessoas enérgicas, ousadas e muito ativas podendo também ser intolerantes, violentos, impulsivos, obstinados e até egoístas. Por serem muito exigente consigo mesmo e com os outros, podem se tornar difíceis de conviver.

As mulheres filhas de Ogum costumam ser sinceras, vigorosas, entusiasmadas, encantadoras, corajosas e românticas. Já os defeitos são serem um bocado mandonas, irritadas e impulsivas.

356 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo