IANSÃ

Por Nádia de Iansã


 

Iansã é a força dos ventos, dos furacões, das brisas que acalmam, das coisas que passam como o vento, dos amores efêmeros, sensuais, das tempestades, que assolam a existência mas não duram para sempre.

Iansã ajudava Ogum na forja dos metais, soprando o fogo com o fole para aviva-lo mais e mais, e assim fabricarem mais ferramentas para trabalhar o mundo e armas para as guerras de que ambos tanto gostavam. Por seu temperamento livre e guerreiro, Iansã era uma companheira perfeita para Ogum. Diz o mito que Iansã não podia ter filhos, por isso adotou Logun-Edé, filho abandonado por Oxum, e o criou durante algum tempo.

Diz o mito, também, que Iansã era tão linda que, para fugir ao assédio masculino vestia-se com uma pele de búfalo, e saía para a guerra. Que era amiga tão leal que foi ela a primeira a realizar uma cerimônia de encaminhamento da alma de um amigo caçador ao orum (céu). Iansã não parava jamais.

Um dia em que Xangô foi visitar seu irmão Ogum e encomendar-lhe armas para a guerra, Iansã (também conhecida como Oyá) apaixonou-se por Xangô, e partiu para viver com ele, deixando Logun-Edé com Ogum, que terminaria de criá-lo. A partir de então, tornou-se uma das 3 esposas de Xangô e com ele reina e luta, enviando seus ventos para limpar o mundo e anunciando a chegada dos raios e trovões de seu amado.


Dia da semana: quarta-feira Cores: vermelho e branco, coral ou amarelo

Símbolos: chicote (eruexim) , raio Elemento: fogo Plantas: sensitiva, espada de Iansã (borda amarela), bambu, periquitinho. Animais: borboleta Metal: cobre Comida: bobó, xinxim, vatapá, pirão, manga rosa, acarajé redondo frito no dendê, rodelas de inhame cozido refogado com dendê e cebola, amalá, feijão fradinho

Bebida: champanhe Sincretismo: Santa Bárbara ( 4/12 ) Domínio: ventania, temporal O que faz: dá coragem e impulsividade; protege contra desastres e acidentes. Quem é: a mais impulsiva das companheiras de Xangô, Orixá das paixões e aventuras.

Características: passional, audaciosa, alegre, agitada, líder, vaidosa, intrigante, vingativa, irritável. Quizília: folhas secas , lagartixa Saudação: Epa Hei! Onde recebe oferendas: nas cachoeiras Riscos de saúde: problemas de rins e vesícula biliar Presentes prediletos: um perfume ou outro objeto de toalete; flores amarelas, suas comidas e bebidas


 

CARACTERISTICAS DOS FILHOS DE IANSÃ

Arquetipicamente, Iansã é a mulher guerreira que, em vez de ficar no lar, vai à guerra. São assim os filhos de Iansã, que preferem as batalhas grandes e dramáticas ao cotidiano repetitivo.

Costumam ver guerra em tudo, sendo, portanto competitivos, agressivos e dados a ataques de cólera. Enfrentam a guerra do dia-a-dia, os filhos de Iansã costumam ser mais individualistas, achando que com a coragem e a disposição para a batalha, vencerão todos os problemas, sendo menos sistemáticos, portanto, que os filhos de Ogum.

 

São quase que invariavelmente de Iansã, os personagens que transformam a vida num buscar desenfreado tanto de prazer como dos riscos.

Ao mesmo tempo, quando rompem com uma ideologia e abraçam outra, vão mergulhar de cabeça no novo território, repudiando a experiência anterior de forma dramática e exagerada. Pode acontecer com os filhos de Iansã num dado momento de sua vida, tão ou mais radical ainda que a anterior.

O temperamento dos que têm Iansã como Orixá de cabeça, costuma ser instável, exagerado, dramático em questões que, para outras pessoas não mereceriam tanta atenção e, principalmente, tão grande dispêndio de energia.

São do tipo Iansã, aquelas pessoas que podem ter um desastroso ataque de cólera no meio de uma festa. Como esse arquétipo que gera muitos fatos, é comum que pessoas de Iansã surjam frequentemente nos noticiários.

Ao mesmo tempo, é um caráter cheio de variações, de atitudes súbitas e imprevisíveis que costumam fascinar (senão aterrorizar) os que os cercam e os grandes interessados no comportamento humano. Os Filhos de Iansã são atirados, extrovertidos e chocantemente diretos. A longo prazo, um filho de Iansã sempre acaba mostrando cabalmente quais seus objetivos e pretensões.

São muito ciumentos, possessivos, muitas vezes se mostrando incapazes de perdoar qualquer traição. Ao mesmo tempo, costumam ser amigos fiéis para os poucos escolhidos para seu círculo de mais íntimo. Um problema, porém, pode atrapalhar tudo: a inconstância com que vê sua vida amorosa.

Todas essas características criam uma grande dificuldade de relacionamentos duradouros com os filhos de Iansã, não há ética que segure os filhos de Iansã, dispostos a destruir tudo com seu vento forte e arrasador.


 

Deixe um comentário pra gente, dizendo quais características do texto batem com as suas e no final sua data de nascimento com dia e hora exata, que iremos responder dizendo se é filho(a) de Iansã. Axé

451 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo