NANÃ E SEUS FILHOS
Por Nádia de Iansã

Sincretizada como Santana, a avó de Jesus Cristo, é um dos Orixás menos conhecidos e evocados na Umbanda.
Nossos irmãos africanos explicam que Nanã é um Orixá feminino já avó. Conhecida como a mais velha das deusas do mar, Nanã chefia a falange das ondinas da linha de Iemanjá. Seus domínios são os rios e ribeirões e o ponto de contato entre as águas do mar e a terra, local que chamamos de mangue.
Nanã é a protetora nas situações tormentosas e nas perseguições kármicas e tem grande atuação sobre as mulheres já avós, embora isso não seja uma regra.
A cor de Nanã é o roxo. Nas obrigações são usadas velas roxas ou brancas, flores brancas ou roxas e a sua bebida também é água pura. Conhecida no meio umbandista como a senhora da lei e da firmeza, a ela recorrem todos os que estão em dúvidas nas situações tormentosas da vida.
Devido ao sincretismo com Santana, que por sua vez é a padroeira dos boiadeiros, nota-se a devoção dos boiadeiros por Nanã Boruquê em seus pontos cantados e na cor das velas, desta forma Nanã e Santana passaram a ser reverenciadas pelos boiadeiros conjuntamente.
É considerada um dos Orixás mais exigentes na escolha de seus filhos. Embora transmita o exemplo da mãe, procura associar-se mais com a posição reservada aos velhos em qualquer sociedade, por esse motivo na Umbanda são raras as filhas de Nanã. A capacidade que Nanã tem de amparar as pessoas nas situações de grande tormento, faz dela um Orixá de grande força, sendo respeitadíssima na Umbanda.
“Se um dia a dúvida pairar em sua cabeça, peça ajuda a Nanã, com certeza Ela o ajudará”.
Dia da semana: sábado
Cores: Roxa ou Lilás (Em algumas casas: branco e o azul)
Símbolos: Vassoura e o Ibirí
Elemento: Lagos, águas profundas, lama, cemitérios, pântanos
Plantas: Todas as flores roxas
Animais: Cabra, Rãs, Galinha ou Pata. (Brancas)
Metal: Latão ou Níquel
Quem é: É a responsável pela reencarnação, cuida do corpo dos mortos e recria a vida.
Comida: Feijão Preto com Purê de Batata doce. Aberum. Mungunzá
Bebida: Champanhe, vinho
Sincretismo: Santana (26/07)
Domínio: os pântanos, os lamaçais
O que faz: rege sobre a maturidade
Características: Interessante, madura, séria, super protetora, ranzinza e vingativa.
Quizília: Objetos feitos de metal
Saudação: Saluba Nanã
Onde recebe oferendas: Onde exista argila, barro
Riscos de saúde: Dor de cabeça e Problemas Intestino
Presentes prediletos: Velas na cor lilás, pirão, paçoca de amendoim e sarapatel
CARACTERÍSTICAS DAS FILHAS DE NANÃ
Normalmente são de estatura baixa e vivem por muito tempo. Os filhos de Nanã são pessoas extremamente calmas, são lentas nos cumprimentos de suas tarefas, julgando haver tempo para tudo, como se o dia fosse durar uma eternidade, e chegam a irritar. Agem com benevolência, dignidade e gentileza.
As pessoas de Nanã parecem ter a eternidade a sua frente para acabar os seus afazeres. São pessoas que no modo de agir até fisicamente aparentam mais idade. Podem apresentar precocemente problemas de idade.
Tais como tendência a viver no passado, viver de recordações, apresentar infecções reumáticas e problemas nas articulações em geral.
As pessoas de Nanã podem ser teimosas e ranzinzas. Daquelas que guardam por longo tempo um rancor ou adiam uma decisão, porém agem com segurança e majestade. Suas reações bem equilibradas são a pertinência de suas decisões, as mantém sempre no caminho da sabedoria e da justiça. Embora se atribua a Nanã um caráter implacável, seus filhos têm grande capacidade de perdoar principalmente as pessoas que amam.