Velas na Umbanda



CORES DAS VELAS NA UMBANDA

VELAS COLORIDAS SE RELACIONAM DIRETAMENTE COM A LINHA EM QUE A ENTIDADE TRABALHA, DA MESMA FORMA QUE AS PEMBAS. SEU USO DEPENDE DAS NORMAS RITUALÍSTICAS DO TEMPLO, QUE PODE ADOTÁ – LAS FREQÜENTEMENTE, EM OCASIÕES ESPECIAIS OU SEQUER UTILIZÁ – LÃS. A CORRESPONDÊNCIA ENTRE COR, ORIXÁS E FALANGES, COM ALGUMAS VARIAÇÕES, NORMALMENTE SÃO:

OXALÁ: BRANCA OXÓSSI: VERDE XANGÔ: MARROM OGUM: VERMELHA IEMANJÁ: AZUL CLARO OXUM: AZUL ROYAL IANSÃ: AMARELA OMULÚ: BRANCA NANÃ: ROXA IBEJI: ROSA

CORES DAS VELAS:

· BRANCA: SIMBOLIZA A PURIFICAÇÃO E A PAZ. É USADA PARA QUALQUER TIPO DE PEDIDO. · AMARELA: SIMBOLIZA A ALEGRIA DE VIVER. SEU USO PRINCIPAL É PARA PEDIDOS DE ABERTURA DE CAMINHO, ENERGIZAÇÃO E CONTRA A TRISTEZA. · LARANJA: É O SÍMBOLO DA PROSPERIDADE, USADA PARA PEDIDOS DE MELHORIA FINANCEIRA. · VERDE: CURA É O SEU SÍMBOLO. USADA PARA PEDIDOS DE SAÚDE, AUXÍLIO EM TRATAMENTOS MÉDICOS. · AZUL: SIMBOLIZA A TRANQÜILIDADE. SERVE PARA APAZIGUAR BRIGAS E HARMONIZAR AMBIENTES. · ROSA: É O SÍMBOLO DO AMOR. PARA PEDIDOS DE UNIÃO, HARMONIA, ENCONTRAR UM AMOR, FELICIDADE NA VIDA A DOIS. · LILÁS: SIMBOLIZA A TRANSMUTAÇÃO. É USADA PARA PEDIDOS DE RENOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E TAMBÉM PARA MEDITAÇÃO. · ROXA: É O EMBLEMA DA ESPIRITUALIDADE. UTILIZA-SE PARA PROTEÇÃO, AFASTAR COISAS NEGATIVAS E PURIFICAÇÃO. · VERMELHO: FORÇA E PAIXÃO. ÚTIL PARA ATRAÇÃO E SEDUÇÃO. · MARROM: SIMBOLIZA A JUSTIÇA. É EMPREGADA PARA RESOLVER PROBLEMAS DE JUSTIÇA, DESORDEM, DESEQUILÍBRIOS E PERTUBAÇÕES.

- FIRMAR UMA VELA É UM ATO MÍSTICO PORQUE ABRE UM CAMPO ENERGÉTICO NO ASTRAL. PORTANTO, PROCURE ESTAR CALMO, NUM AMBIENTE TRANQÜILO PARA QUE SEU OBJETIVO SEJA ATENDIDO.

- ANTES DE FIRMAR A VELA FRICCIONE-A EM SUAS MÃOS PARA QUE SUA ENERGIA SEJA PASSADA PARA ELA. VOCÊ PODE UNGI-LA COM ÓLEOS AROMÁTICOS, CRIANDO UM ELO ENTRE VOCÊ E A VELA.


O PODER DAS VELAS 

O ATO DE FIRMAR UMA VELA TRANSFORMA OS ESTÍMULOS VISUAIS DA LUZ DA CHAMA EM UM CÓDIGO QUE ATIVA EM NOSSA MENTE A FORÇA DO ELEMENTO ÍGNEO, O FOGO, TRAZENDO COM ISSO O DESPERTAR DE NOSSAS LEMBRANÇAS MAIS ANTIGAS, DE NOSSA ANCESTRALIDADE ESPIRITUAL.

POR EXALAR O CALOR, SÍMBOLO DA VIDA, A CHAMA DA VELA POSSUI UM AMPLO SENTIDO, DESPERTANDO NAS PESSOAS ESPERANÇA, FÉ E AMOR.

A CHAMA DA VELA É CAPAZ DE IRRADIAR ONDAS IMPERCEPTÍVEIS AOS NOSSOS OLHOS, MAS QUE FLUEM EM DETERMINADA VIBRAÇÃO. SÃO ONDAS ELETROMAGNÉTICAS SUTIS, QUE GERAM MAGIA SUTIL. PORTANTO, AO FIRMAR UMA VELA ESTAREMOS EFETUANDO UM ATO MAGÍSTICO E ENVIANDO ENERGIAS SUTIS AO COSMO.

A VELA É, COM CERTEZA, UM DOS SÍMBOLOS MAIS REPRESENTATIVOS DA UMBANDA. ELA ESTÁ PRESENTE NO CONGÁ, NOS PONTOS RISCADOS, NAS OFERENDAS E EM QUASE TODOS OS TRABALHOS DE MAGIA.


QUANDO UM UMBANDISTA FIRMA UMA VELA, ESTÁ ABRINDO UMA PORTA INTERDIMENSIONAL, E CONSCIENTEMENTE PODERÁ ACESSAR A FORÇA DE SEUS PODERES MENTAIS.

A VELA FUNCIONA NA MENTE DAS PESSOAS COMO UM CÓDIGO MENTAL. OS ESTÍMULOS VISUAIS CAPTADOS PELA LUZ DA CHAMA DA VELA ACENDEM, NA VERDADE, A FOGUEIRA INTERIOR DE CADA UM, DESPERTANDO A LEMBRANÇA DE UM PASSADO MUITO DISTANTE, ONDE SEUS ANCESTRAIS, SENTADOS AO REDOR DO FOGO, TOMAVAM DECISÕES QUE MUDARIAM O CURSO DE SUAS VIDAS.

A VELA DESPERTA, NAS PESSOAS QUE ACREDITAM EM SUA FORÇA MÁGICA, UMA FORTE SENSAÇÃO DE PODER. ELA FUNCIONA COMO UMA ALAVANCA PSÍQUICA, DESPERTANDO OS PODERES EXTRA – SENSORIAIS EM ESTADO LATENTE.

UMA DAS VÁRIAS RAZÕES DA INFLUÊNCIA MÍSTICA DA VELA NA PSIQUE DAS PESSOAS É A SENSAÇÃO DE QUE ELA, ATRAVÉS DE SUA CHAMA, PARECE TER VIDA PRÓPRIA. EMBORA, NA VERDADE, SAIBAMOS, ATRAVÉS DO OCULTISMO, QUE O FOGO POSSUI UMA ENERGIA CONHECIDA COMO ESPÍRITOS DO FOGO OU SALAMANDRAS.

SE UMA PESSOA USA SUAS FORÇAS MENTAIS COM A AJUDA DA MAGIA DAS VELAS NO SENTIDO DE AJUDAR ALGUÉM, IRÁ RECEBER EM TROCA UMA ENERGIA POSITIVA; MAS, SE INVERTER O FLUXO DAS ENERGIAS PSÍQUICAS, UTILIZANDO – AS PARA PREJUDICAR QUALQUER PESSOA, OS RETORNOS SÃO SEMPRE MAIS FORTES, POIS VOLTAM ACRESCIDOS DA ENERGIA DE QUEM AS RECEBEU.

QUANDO FIRMAMOS  UMA VELA, A IMANTAMOS MENTALMENTE COM UMA DETERMINADA INTENÇÃO, ACOMPANHADA DE SENTIMENTOS. A VELA PASSA A SER UMA FONTE EMISSORA REPETITIVA DESSA INTENÇÃO E SENTIMENTO, ENQUANTO ACESA. OCORRE POR VEZES, QUE ESPÍRITOS SOFREDORES E NECESSITANDO DE AUXILIO POSSAM ALI SE CHEGAREM, TANTO PARA TENTAR ABSORVER PARTE DESSA EMISSÃO, OU NA ESPERANÇA QUE, SE ALGUÉM CONSEGUIU ALI ALGUMA AJUDA OU ALIVIO, PODERIAM ELES TAMBÉM ADQUIRIR ESSA GRAÇA. NÃO QUE TENHAM MÁS INTENÇÕES, MAS A SIMPLES PRESENÇA DELES, POR ESTAREM AINDA EM DESEQUILÍBRIO, PODE AFETAR A HARMONIA DO AMBIENTE.

PORTANTO, É BEM MELHOR EVITAR TAL PRATICA DO QUE ESTAR SEMPRE SUJEITO A DOUTRINAR CONSTANTEMENTE TAIS ESPÍRITOS, VISTO QUE EM NOSSA CASA NÃO É O LOCAL PROPICIO PARA TAL PRATICA CARITATIVA, ATÉ POR SEGURANÇA. EXPLICAM-SE AÍ AS RESTRIÇÕES FEITAS POR PARTE DA ESPIRITUALIDADE QUE ATUA JUNTO AO ESPIRITISMO QUANTO A EVOCAÇÕES COM INTENÇÕES DE DOUTRINAÇÃO EM REUNIÕES FAMILIARES. O FIRMAR  VELAS É UMA FORMA DE EVOCAÇÃO TAMBÉM.V

elas

FÓSFORO OU ISQUEIRO

RECOMENDAMOS FIRMAS VELAS COM PALITOS DE FÓSFOROS, EVITANDO ACENDÊ-LAS COM ISQUEIRO OU EM OUTRA VELA ACESA ,POIS  O ENXOFRE ESTÁ PRESENTE NOS PALITOS DE FÓSFORO.QUE,  AO ENTRAR EM COMBUSTÃO, A CHAMA REPENTINA PROVOCADA, DENTRO DE UM AMBIENTE MÍSTICO, ESTIMULA UMA REAÇÃO PSICOLÓGICA MUITO EFICIENTE, ALÉM DE ALTERAR MOMENTANEAMENTE A ATMOSFERA AO SEU REDOR, DEVIDO À SUA COMPOSIÇÃO QUÍMICA, EM CONTATO COM O AR. A MENTE DO MÉDIUM CAPTA ESSAS VIBRAÇÕES, QUE FUNCIONA COMO UM COMANDO MENTAL, AUTORIZANDO-A A AUMENTAR SEU PRÓPRIO CAMPO VIBRATÓRIO, PROMOVENDO DESTA FORMA UMA LIMPEZA PSÍQUICA NO AMBIENTE. OUTRA QUESTÃO A SER LEMBRADA É QUE A COMBUSTÃO DO FÓSFORO É MAIS FORTE E ALTA DO QUE A COMBUSTÃO DO ISQUEIRO,PROPICIANDO ASSIM A UM CHOQUE ENERGÉTICO MAIOR.

O QUE DIZEM AS VELAS

AS DIVINDADES OU ENTIDADES TAMBÉM NOS ENVIAM MENSAGENS ATRAVÉS DAS VELAS: A COR DA CHAMA

CHAMA AMARELA INTENSA:  INDICA QUE A FELICIDADE ESTÁ PRÓXIMA DE VOCÊ

CHAMA VERMELHA INTENSA: INDICA QUE O PEDIDO QUE VOCÊ FEZ SERÁ REALIZADO

CHAMA AZUL CLARA: INDICA QUE O SEU PEDIDO IRÁ SOFRER ALGUMAS MUDANÇAS, E O SEU ANJO PROTETOR ESTÁ TE PEDINDO PARA TER CALMA E ESPERAR, QUE O SEU PEDIDO IRÁ SE REALIZAR.

CHAMA MUITO BRILHANTE: MOSTRA QUE O SEU PEDIDO ESTÁ SENDO OUVIDO NAQUELE MOMENTO, E QUE É FAVORÁVEL.

PAVIO DA VELA BRILHANTE: É UMA FORTE INDICAÇÃO DE SUCESSO E SORTE EM SUA VIDA.

A FORMA COMO A VELA QUEIMA

CHAMA MUITO FRACA: SE A CHAMA DA VELA NÃO TEM FORÇA, É PEQUENA, OSCILANTE E FRACA, SIGNIFICA QUE O SEU PEDIDO PRECISA SER REFORÇADO, NÃO ESTÁ FORTE O SUFICIENTE.

CHAMA MUITO BAIXA: SE A SUA CHAMA NÃO É FRACA, OU SEJA, NÃO OSCILA, MAS É MUITO BAIXA, SIGNIFICA QUE O SEU PEDIDO IRÁ SE REALIZAR, ENTRETANTO PODE DEMORAR.

CHAMA QUE OSCILA MUITO: SE A CHAMA DA SUA VELA TREME, OSCILA DEMAIS (SEM A ENTRADA DE VENTOS) SIGNIFICA QUE PARA QUE SEU PEDIDO SEJA ATENDIDO DEVERÁ HAVER UMA TRANSFORMAÇÃO EM SUA VIDA.

CHAMA QUE SE APAGA SEM MOTIVO: É UM SINAL DE QUE, O SEU ANJO FARÁ A PARTE DELE PARA TE AJUDAR, MAS O SEU PEDIDO NECESSITARÁ DE MAIS ESFORÇOS DA SUA PARTE DO QUE DA PARTE ESPIRITUAL.

VELA QUE QUEIMA COMPLETAMENTE: QUANDO SUA VELA QUEIMA POR COMPLETO, SEM PRECISAR FICAR REACENDENDO OU COM OUTRAS MANIFESTAÇÕES, É UM BOM SINAL, SIGNIFICA QUE O SEU PEDIDO FOI ACEITO PELO ANJO E SERÁ INVOCADO.

VELA QUE CHORA: SIGNIFICA QUE O SEU PEDIDO É MUITO DIFÍCIL DE SER REALIZADO.

VELA QUE SOLTA PEQUENAS FAÍSCAS: ISSO ACONTECE QUANDO O SEU ANJO ESTÁ QUERENDO TE AVISAR QUE BREVEMENTE VOCÊ SOFRERÁ UMA DESILUSÃO, É UMA FORMA DELE TE ALERTAR. ELE IRÁ MANDAR UMA PESSOA PARA TE DAR UMA MENSAGEM IMPORTANTE PARA TE FORTALECER E ALERTAR.

CHAMA QUE AUMENTA E DIMINUI: QUANDO A CHAMA DA VELA FICA AUMENTANDO E DIMINUINDO DE TAMANHO, ISSO SIGNIFICA QUE VOCÊ PRECISA SE FOCAR EM UM PEDIDO, QUE NÃO É INDICADO FAZER PEDIDOS PARA DIVERSOS CAMPOS DA SUA VIDA DE UMA VEZ SÓ, QUE É NECESSÁRIO FOCO NAQUILO QUE É MAIS IMPORTANTE / URGENTE.

PAVIO QUE SE DIVIDE EM DOIS: QUANDO ISSO ACONTECE, A VELA INDICA QUE SEU PEDIDO FOI FEITO EM UM MOMENTO DE DÚVIDA, DE INSEGURANÇA E QUE DEVERÁ SER REPETIDO.

QUANDO SE FIRMAM VÁRIAS VELAS E UMA SE SOBRESSAI EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS: SE UMA DAS VELAS APRESENTA UMA CHAMA MAIS VIVA, MAIS BRILHANTE OU MAIS CHAMATIVA QUE AS DEMAIS É SINAL DE SORTE VINDO PARA SUA VIDA.

QUANDO SE FIRMAM VÁRIAS VELAS E TODAS FICAM COM A CHAMA FORTE E BRILHANTE: SIGNIFICA QUE SEU PEDIDO FOI ABENÇOADO E TERÁ PRIORIDADE EM SER REALIZADO

50.337 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo