Velas na Umbanda



CORES DAS VELAS NA UMBANDA

VELAS COLORIDAS SE RELACIONAM DIRETAMENTE COM A LINHA EM QUE A ENTIDADE TRABALHA, DA MESMA FORMA QUE AS PEMBAS. SEU USO DEPENDE DAS NORMAS RITUALÍSTICAS DO TEMPLO, QUE PODE ADOTÁ – LAS FREQÜENTEMENTE, EM OCASIÕES ESPECIAIS OU SEQUER UTILIZÁ – LÃS. A CORRESPONDÊNCIA ENTRE COR, ORIXÁS E FALANGES, COM ALGUMAS VARIAÇÕES, NORMALMENTE SÃO:

OXALÁ: BRANCA OXÓSSI: VERDE XANGÔ: MARROM OGUM: VERMELHA IEMANJÁ: AZUL CLARO OXUM: AZUL ROYAL IANSÃ: AMARELA OMULÚ: BRANCA NANÃ: ROXA IBEJI: ROSA

CORES DAS VELAS:

· BRANCA: SIMBOLIZA A PURIFICAÇÃO E A PAZ. É USADA PARA QUALQUER TIPO DE PEDIDO. · AMARELA: SIMBOLIZA A ALEGRIA DE VIVER. SEU USO PRINCIPAL É PARA PEDIDOS DE ABERTURA DE CAMINHO, ENERGIZAÇÃO E CONTRA A TRISTEZA. · LARANJA: É O SÍMBOLO DA PROSPERIDADE, USADA PARA PEDIDOS DE MELHORIA FINANCEIRA. · VERDE: CURA É O SEU SÍMBOLO. USADA PARA PEDIDOS DE SAÚDE, AUXÍLIO EM TRATAMENTOS MÉDICOS. · AZUL: SIMBOLIZA A TRANQÜILIDADE. SERVE PARA APAZIGUAR BRIGAS E HARMONIZAR AMBIENTES. · ROSA: É O SÍMBOLO DO AMOR. PARA PEDIDOS DE UNIÃO, HARMONIA, ENCONTRAR UM AMOR, FELICIDADE NA VIDA A DOIS. · LILÁS: SIMBOLIZA A TRANSMUTAÇÃO. É USADA PARA PEDIDOS DE RENOVAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO E TAMBÉM PARA MEDITAÇÃO. · ROXA: É O EMBLEMA DA ESPIRITUALIDADE. UTILIZA-SE PARA PROTEÇÃO, AFASTAR COISAS NEGATIVAS E PURIFICAÇÃO. · VERMELHO: FORÇA E PAIXÃO. ÚTIL PARA ATRAÇÃO E SEDUÇÃO. · MARROM: SIMBOLIZA A JUSTIÇA. É EMPREGADA PARA RESOLVER PROBLEMAS DE JUSTIÇA, DESORDEM, DESEQUILÍBRIOS E PERTUBAÇÕES.

- FIRMAR UMA VELA É UM ATO MÍSTICO PORQUE ABRE UM CAMPO ENERGÉTICO NO ASTRAL. PORTANTO, PROCURE ESTAR CALMO, NUM AMBIENTE TRANQÜILO PARA QUE SEU OBJETIVO SEJA ATENDIDO.

- ANTES DE FIRMAR A VELA FRICCIONE-A EM SUAS MÃOS PARA QUE SUA ENERGIA SEJA PASSADA PARA ELA. VOCÊ PODE UNGI-LA COM ÓLEOS AROMÁTICOS, CRIANDO UM ELO ENTRE VOCÊ E A VELA.


O PODER DAS VELAS 

O ATO DE FIRMAR UMA VELA TRANSFORMA OS ESTÍMULOS VISUAIS DA LUZ DA CHAMA EM UM CÓDIGO QUE ATIVA EM NOSSA MENTE A FORÇA DO ELEMENTO ÍGNEO, O FOGO, TRAZENDO COM ISSO O DESPERTAR DE NOSSAS LEMBRANÇAS MAIS ANTIGAS, DE NOSSA ANCESTRALIDADE ESPIRITUAL.

POR EXALAR O CALOR, SÍMBOLO DA VIDA, A CHAMA DA VELA POSSUI UM AMPLO SENTIDO, DESPERTANDO NAS PESSOAS ESPERANÇA, FÉ E AMOR.

A CHAMA DA VELA É CAPAZ DE IRRADIAR ONDAS IMPERCEPTÍVEIS AOS NOSSOS OLHOS, MAS QUE FLUEM EM DETERMINADA VIBRAÇÃO. SÃO ONDAS ELETROMAGNÉTICAS SUTIS, QUE GERAM MAGIA SUTIL. PORTANTO, AO FIRMAR UMA VELA ESTAREMOS EFETUANDO UM ATO MAGÍSTICO E ENVIANDO ENERGIAS SUTIS AO COSMO.

A VELA É, COM CERTEZA, UM DOS SÍMBOLOS MAIS REPRESENTATIVOS DA UMBANDA. ELA ESTÁ PRESENTE NO CONGÁ, NOS PONTOS RISCADOS, NAS OFERENDAS E EM QUASE TODOS OS TRABALHOS DE MAGIA.


QUANDO UM UMBANDISTA FIRMA UMA VELA, ESTÁ ABRINDO UMA PORTA INTERDIMENSIONAL, E CONSCIENTEMENTE PODERÁ ACESSAR A FORÇA DE SEUS PODERES MENTAIS.

A VELA FUNCIONA NA MENTE DAS PESSOAS COMO UM CÓDIGO MENTAL. OS ESTÍMULOS VISUAIS CAPTADOS PELA LUZ DA CHAMA DA VELA ACENDEM, NA VERDADE, A FOGUEIRA INTERIOR DE CADA UM, DESPERTANDO A LEMBRANÇA DE UM PASSADO MUITO DISTANTE, ONDE SEUS ANCESTRAIS, SENTADOS AO REDOR DO FOGO, TOMAVAM DECISÕES QUE MUDARIAM O CURSO DE SUAS VIDAS.

A VELA DESPERTA, NAS PESSOAS QUE ACREDITAM EM SUA FORÇA MÁGICA, UMA FORTE SENSAÇÃO DE PODER. ELA FUNCIONA COMO UMA ALAVANCA PSÍQUICA, DESPERTANDO OS PODERES EXTRA – SENSORIAIS EM ESTADO LATENTE.

UMA DAS VÁRIAS RAZÕES DA INFLUÊNCIA MÍSTICA DA VELA NA PSIQUE DAS PESSOAS É A SENSAÇÃO DE QUE ELA, ATRAVÉS DE SUA CHAMA, PARECE TER VIDA PRÓPRIA. EMBORA, NA VERDADE, SAIBAMOS, ATRAVÉS DO OCULTISMO, QUE O FOGO POSSUI UMA ENERGIA CONHECIDA COMO ESPÍRITOS DO FOGO OU SALAMANDRAS.

SE UMA PESSOA USA SUAS FORÇAS MENTAIS COM A AJUDA DA MAGIA DAS VELAS NO SENTIDO DE AJUDAR ALGUÉM, IRÁ RECEBER EM TROCA UMA ENERGIA POSITIVA; MAS, SE INVERTER O FLUXO DAS ENERGIAS PSÍQUICAS, UTILIZANDO – AS PARA PREJUDICAR QUALQUER PESSOA, OS RETORNOS SÃO SEMPRE MAIS FORTES, POIS VOLTAM ACRESCIDOS DA ENERGIA DE QUEM AS RECEBEU.

QUANDO FIRMAMOS  UMA VELA, A IMANTAMOS MENTALMENTE COM UMA DETERMINADA INTENÇÃO, ACOMPANHADA DE SENTIMENTOS. A VELA PASSA A SER UMA FONTE EMISSORA REPETITIVA DESSA INTENÇÃO E SENTIMENTO, ENQUANTO ACESA. OCORRE POR VEZES, QUE ESPÍRITOS SOFREDORES E NECESSITANDO DE AUXILIO POSSAM ALI SE CHEGAREM, TANTO PARA TENTAR ABSORVER PARTE DESSA EMISSÃO, OU NA ESPERANÇA QUE, SE ALGUÉM CONSEGUIU ALI ALGUMA AJUDA OU ALIVIO, PODERIAM ELES TAMBÉM ADQUIRIR ESSA GRAÇA. NÃO QUE TENHAM MÁS INTENÇÕES, MAS A SIMPLES PRESENÇA DELES, POR ESTAREM AINDA EM DESEQUILÍBRIO, PODE AFETAR A HARMONIA DO AMBIENTE.